
Um jovem desanimado da vida, em com conflitos com muitos familiares e com os próprios pais, usuário de drogas, várias vezes envolvido em brigas e discussões, concluiu que não conseguiria sair daquela situação. Mas em um esforço, dirigiu-se ao diretor do colégio e perguntou:
– Professor, o que devo fazer para não cometer esses erros novamente? Tenho me esforçado, mas não estou conseguindo!
O mestre então, sabiamente, tomou um copo, encheu-o de água e entregou-o ao jovem, dizendo:
– Filho, ande com esse copo por todo o colégio. Entre em todas as salas, suba e desça todas as escadas. Entre em todos os cantos e becos, nos jardins, no sótão. E volte aqui sem derramar uma só gota desta água.
– Impossível, não vou conseguir! – falou o jovem.
– Se você quiser, vai conseguir sim! – disse o mestre.
O jovem saiu, devagar, com os olhos fixos no copo. Subiu e desceu escadas. Entrou e saiu de salas, cantos e becos, sótão, jardins, e voltou sem ter derramado a água.
O mestre olha-o, bate-lhe nos ombros carinhosamente e diz:
– Não viu as garotas que passeavam pelo jardim no horário de aulas? Os colegas que te convidavam para um copo de bebida, ou uma “tragadinha”, um cigarrinho?
– Não, eu estava olhando fixamente o copo. Responde o jovem.
O mestre sorri, e diz:
– Se você fixar os olhos em seus objetivos e sonhos, assim como fez com o copo, terá a força que tanto precisa para vencer as dificuldades e obstáculos e não cometerá mais as faltas pelas quais sofreu tanto tempo. Olhe para si, para aquilo que deseja realmente para a sua vida e deixe-o ser o rumo do seu próprio futuro.