O que você tem espalhado?




Conta-se que, num tempo e lugar distantes, um jovem levantou falso testemunho, inventando uma história repleta de meias verdades sobre uma pessoa inocente. A fofoca se espalhou rapidamente e começou a prejudicar a vítima.


Ocorre que ao ver os danos causados, o jovem se arrependeu e procurou um velho sábio para conversar e pedir orientação.


O sábio o atendeu calmamente, ouvindo cada uma de suas palavras. Ao final disse:


_ Você está realmente arrependido deste ato?


O jovem rapidamente respondeu que sim, e que inclusive já havia pedido perdão à pessoa que injustamente havia acusado.

Então o velho sábio respondeu:


_ Já que é assim, peço que você faça o seguinte: Pegue um travesseiro de penas, suba no cume de uma montanha e solte as penas ao vento.


O jovem ficou admirado e questionou:


_ Só isso?


O sábio disse que sim, mas pediu para que o jovem voltasse a vê-lo novamente.


No dia seguinte o jovem voltou muito satisfeito. Então o sacerdote disse:


_ Agora você está preparado para cumprir a outra parte: Volte à planície e recolha todas as penas novamente no travesseiro e venha me mostrar.


O jovem olhou sem entender e disse:


_ Mas isso é impossível!


Então o velho sábio lhe explicou:


_ Justamente, com a fofoca, a mentira, falso testemunho acontece o mesmo, é fácil soltá-las, mas é impossível recolhê-las. O mal que você provocou ficará pairando sempre, como penas ao vento, por isso, pense bem antes de falar novamente algo contra alguém!


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Trazendo a história para os dias atuais, vemos a internet como um furacão quando assunto é espalhar notícias, fofocas ou falso testemunho contra alguém. A velocidade com que as coisas se espalham, e as distâncias que alcançam são inimagináveis há alguns anos.


Uma brincadeira de mal gosto em vídeo no grupo de whatsapp pode chegar no mesmo momento ao outro lado do mundo e causar muitos danos e constrangimentos.


E ainda temos de citar as fakenews que hoje espalham desinformação rápida e que pode, em alguns casos extremos, causar até mortes.


Fique atento ao que você posta nas suas redes sociais, pois uma vez lá, pode tornar uma dor de cabeça eterna.